Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/10/2021

Oficina Enic: alternativas de materiais em estrutura

Última oficina desta segunda-feira (18) apresentou possibilidades de materiais inovadores para o setor de construção civil  

O setor da construção civil passa constantemente por evoluções. Diante das crises econômicas, e atualmente a crise sanitária da Covid-19, que elevou os preços dos insumos para a construção, se faz necessária a pesquisa e aplicação de outros métodos e alternativas para a construção com impacto sustentável nos empreendimentos.

Países como Holanda e Japão já utilizam métodos construtivos inovadores como a Madeira Laminada Colada (MLC) e a impressão 3D em concreto. Durante a Oficina: Alternativas de materiais em estrutura, apresentada nesta segunda-feira (18), engenheiros e pesquisadores do setor trouxeram essas duas soluções para os participantes. O presidente da Comissão de Materiais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, foi o mediador da oficina juntamente com Renato Cortopassi, diretor técnico da Kalil Engenharia.

Soluções em madeira – A Madeira Laminada Colada (MLC) utiliza duas técnicas antigas. Foi concebida a partir da técnica da colagem aliada à técnica da laminação, ou seja, da reconstituição da madeira a partir de lâminas. “A MLC trouxe a utilização de peças mais agradáveis, com formas em linhas retas, apresentando projetos arquitetônicos mais interessantes e formas inusitadas, onde todos esses elementos são fabricados e montados. A madeira MLC, além de aconchegante, traz um visual fantástico”, explicou o professor Marco Aurélio Neto Bessa, Engenheiro Civil e Especialista em Avaliação Estrutural, projetos de Concreto Armado, Aço e Madeira.

Ao longo da oficina o engenheiro mostrou inúmeros empreendimentos que utilizam a técnica com madeira MLC e de Lâminas Paralelas ou Madeira Microlaminada (LVL). “Os LVL são feitos através de finas lâminas muito utilizadas para produzir hélices. A madeira LVL é bem mais resistente do que a madeira maciça. Uma das maiores obras de madeira do mundo é com madeira LVL, linda e tecnológica,” comentou Bessa.

Impressão 3D – Considerada uma tecnologia criativa, a  impressão em 3D vem sendo utilizada em pesquisas e tem um grande impacto na produção tradicional. “A tecnologia de impressão 3D em concreto é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de concepções geométricas, de formas livres e complexas, que em muitos casos são inviáveis pelos sistemas construtivos,” afirmou Marcos Honorato – Professor Adjunto Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (UNB).

Ao longo da oficina foram apresentadas novas alternativas de impressão 3D. Para Renato Cortopassi, as inovações são necessárias para o setor. “Espero que a gente tenha animado os profissionais da construção a trabalhar com madeira, concreto 3d e todas essas novas tecnologias”. Já para Klavdianos, as alternativas são opções para os momentos de crise. “Estamos passando por uma crise que envolve carência de materiais e alto custo dos mesmos. Isso nos obriga a procurar alternativas”, concluiu.

A oficina tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize e Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RS
ADIT Brasil
Ademi – PE
Sinduscon-MT
Sicepot-RS
Sinduscon-PB
Sinduscon-JF
Sinduscon Anápolis
APEOP-SP
Sinduscon-ES
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea